
- Título
- UML - Metodologias e Ferramentas CASE - 2ª Edição - Volume 1
- Autor(es)
- Alberto Silva
- Carlos Videira
- Editora
- Centro Atlântico, Lda
- Páginas
- 384
- ISBN
- 989-615-009-5
UML – Metodologias e Ferramentas CASE, Volume 1, apresenta-se como um livro de referência para alunos de licenciaturas e de cursos de pós-graduação, na área de concepção de sistemas de software, com especial foco em métodos, modelação e ferramentas CASE (Computer Aided Software Engineering).
Introduzido o livro, o primeiro impacto ao correr das páginas não impressiona. O aspecto gráfico parece indicar que o livro foi desenvolvido num corriqueiro editor de texto, ficando muito aquém da qualidade gráfica que as editoras de renome mundial habituaram os profissionais e os alunos do ensino superior. Este primeiro impacto consolida-se ao longo do livro, onde se juntam os imensos gráficos e diagramas cuja qualidade gráfica fica abaixo das expectativas, ao ponto de tornar difícil a leitura em alguns casos.
Centrando a atenção no conteúdo e não na forma, o livro divide-se em duas partes. A primeira efectua o enquadramento introduzindo uma visão geral sobre os sistemas de informação, arquitecturas, planeamento, processos e métodos de desenvolvimento de software. Não sendo este o objectivo do livro em questão, esta parte permite que um leitor fora da área de tecnologias de informação se familiarize com conceitos e conhecimentos básicos da área.
A segunda parte centra-se na linguagem de modelação UML (Unified Modeling Language), sendo a segunda versão do UML a grande razão de ser desta reedição. Na segunda parte efectua-se uma enumeração das várias modelações suportadas pelo UML, efectuando uma descrição, introduzindo os diagramas correspondentes e fazendo referência, de forma superficial, às limitações das versões anteriores do UML, mas não abordando possíveis problemas e soluções na actual versão. Um ponto interessante é a inclusão de exercícios no final de cada secção de forma a testar a solidez dos conhecimentos adquiridos. Era expectável que após a introdução dos conceitos UML se ilustrasse a sua utilização consolidada e a sua ligação a ferramentas CASE, dado que o livro tem a pretensão da aplicação do UML no processo de desenvolvimento, no entanto tal não acontece.
Ao contrário das aspirações assumidas no início do livro, o mesmo parece indicado para leitores que tomem contacto pela primeira vez com UML, mas fica aquém das necessidades de alunos do ensino superior que pretendam construir uma carreira na área das tecnologias de informação.