O vale da sombra do ; “ponto-e-vírgula”

Existem diversas expressões para se referirem a “horas negras”, locais temíveis, etc… etc… etc… Mas entre todos os adeptos de tecnologia, o mais universal e conhecido, creio que seja o “vale da sombra do ponto-e-vírgula”, por onde, todos aqueles que escrevem código, acabam por passar, uma e outra vez, seja a “voar” no ANSI-C, passando pelo Java, o C++, o PHP e o C#, para não falar em todas as outras linguagens…

Verdade se diga que algures, em algum momento na nossa vida de tecnologia, passaremos por esse “vale profundo”, onde reina a escuridão da sombra do ponto-e-vírgula e dos erros de compilação, onde a linha apontada pelo compilador nada tem a ver com a linha onde verdadeiramente falta o dito cujo mal-afamado ponto-e-vírgula!

Mas… nós que adoramos tecnologia, que escrevemos código, que temos orgulho no código que escrevemos… sabemos que se alguém consegue passar por esse vale e sair do outro lado, certamente será um de nós!

A verdade é que o “vale da sombra do ponto-e-vírgula”, existe para todas as áreas e todos os gostos, seja o do mal-afamado sinal de pontuação ( ; ), seja o do vale da sombra da “resistência” a que não nos juntamos, ou o do “crash inexplicado”, quanto estamos quase a terminar, mas nos esquecemos de gravar! A única certeza que se pode ter, neste “vale profundo e ensombrado”, é que sairemos do outro lado, seja acordados ou movidos a café, mas sempre de sorriso rasgado, prontos escrever código e ler mais uma edição! Por isso…

Até à próxima edição, boas leituras!
António Santos

Publicado na edição 59 (PDF) da Revista PROGRAMAR.