Visual Basic 2012: Curso Completo

Capa do livro Visual Basic 2012 - Curso Completo
Título
Visual Basic 2012 - Curso Completo
Autor(es)
Editora
FCA – Editora de Informática, Lda.
Páginas
608
ISBN
978-972-722-751-8

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez.

Depara-se o leitor com esta citação, assim que abre o livro. Uma frase de Samuel Smiles.

Gosto particularmente da opção de abrir uma obra com uma citação famosa. Confere-lhe alguma mística, uma carga intelectual automática, que felizmente se reflecte nas páginas consequentes. Achei importante a personalidade do prefácio e genial todo o background introduzido desde o prólogo aos elementos de programação onde se optou por percorrer as transversalidades da programação informática, sempre de perto com o Visual Basic.

A leitura deste background dá uma perfeita noção de incremento, onde a introdução de cada elemento é dada não cedo demais, não tarde demais, mas sempre no momento certo. Para além disso, a linguagem é muito acessível e concisa, o que faz da leitura uma experiência agradável quer para iniciantes, quer para profissionais.

O final de cada capítulo é acompanhado por um bom resumo e um conjunto de perguntas que permitem que o leitor possa ir desafiando o que vai assimilando. As ilustrações e capturas de ecrã são de boa qualidade e usadas na dose certa consoante a necessidade. A ajudar, toda a estrutura da informação está pensada para ser clara e fácil de processar.

Entendo a razão porque o autor optou por focar a relação LINQ com bases de dados mas senti falta de uma referência significativa à sua capacidade de interrogar também colecções .NET, da mesma forma que senti a falta de se falar em LINQ com a classe XDocument, que faz mais sentido na framework alvo da versão 2012 do Studio.

Ainda sobre os elementos que senti falta, a secção que introduz programação orientada por objectos deveria mencionar e enfatizar a capacidade do Visual Basic para organizar classes, com noções de herança e protecção.

Menos importante, mas cada vez mais importante, deveria ter sido abordado o tema da documentação de código em Visual Basic com XML (XML Comments).

Não obstante, o teor do que é apresentado é de elevada qualidade e bastante claro.

Seria sem dúvida complicado chegar a todos os pontos quando por eles quase seria necessário um livro.

É no capítulo do desenvolvimento para Windows 8, e um pouco no de WPF, (ambos capítulos novos, em conjunto com o capítulo de XML) que mais se nota a necessidade de expandir o que ali está concentrado, mas faz o seu trabalho com distinção, como complemento, lembrando que se trata de um livro sobre Visual Basic.

No final, o livro conta com três projectos acompanhados, bastante úteis para colocar em prática inúmeros aspectos da linguagem.

Trata-se de um gestor de uma clínica médica, obtenção e tratamento de dados estatísticos e um Video Poker.

O livro não cobre desenvolvimento no Windows Phone, pois pouco se justifica com a adição dos capítulos de WPF e do próprio Windows 8, e não trata de possibilidades com Visual Basic, como ASP.NET, pois não é o verdadeiro intuito.

Em suma, Visual Basic 2012: Curso Completo enfatiza realmente a expressão Curso Completo, e considero uma excelente base não só para quem quer aprender Visual Basic no Visual Studio 2012, mas também para quem quer aprender Visual Basic, ponto.

Considero tratar-se de uma excelente companhia para iniciantes, e até mesmo para profissionais que se esqueceram de um ou outro pormenor de sintaxe, principalmente no capítulo de WPF dado a sua natureza concentrada, mas variada.

Publicado na edição 39 (PDF) da Revista PROGRAMAR.