Windows 10: As novidades do Creators Update (Build 15063 – Version 1703)

Introdução

Windows 10 Creators Update AnnouncementPouco tempo depois do lançamento do Windows 10 Anniversary Update, mais propriamente a 11 de agosto de 2016, a Microsoft lançou a Build 14901, a primeira Development Branch da “Redstone 2” e cujo nome de código que viria mais tarde a ser oficializado como Creators Update. Após 8 meses de desenvolvimento e do lançamento de 47 Builds (28 para PC e 19 para Mobile), a Microsoft deu como terminado o trabalho em torno desta atualização e anuncia o dia 11 de abril como a data da disponibilização geral para todos os utilizadores na versão PC e 25 de abril para a versão Mobile.

O Creators Update foi criado para potenciar a criatividade, transformar as ideias em realidade e permitir que qualquer utilizador possa deixar a sua marca no mundo. Também aqui foi fundamental a participação dos cerca de 10 milhões de Windows Insiders que, através do seu feedback, ajudaram a construir mais uma grande atualização.

Vejamos então de forma resumida algumas das novidades mais importantes disponíveis para o consumo e também para empresas.

Instalação da atualização

O Creators Update e ao contrario das suas antecessoras, é a primeira “Feature Update” do Windows 10 que chega em simultâneo com as atualizações cumulativas distribuídas via Windows Update, na segunda terça feira de cada mês (Patch Tuesday). De acordo com a informação existente, a distribuição será feita de forma faseada para que a experiência seja a melhor para todos os utilizadores.

Assim, será expectável que chegue inicialmente aos equipamentos mais recentes, principalmente a todos os OEM que colaboraram com a Microsoft durante os últimos meses, e numa segunda fase – por um período de alguns meses – aos restantes equipamentos compatíveis com o Creators Update. Toda esta gestão será feita de acordo com o feedback obtido durante a primeira fase de distribuição da atualização.

O processo de instalação é iniciado após o download dos bits necessários – cerca de 3 GB – e demora dependendo do hardware, entre 30 a 90 minutos a concluir.

Podemos verificar a existência da atualização, clicando no botão Iniciar, em seguida Definições > Atualização e segurança > Windows Update > Procurar atualizações.Windows UpdateEm alternativa ao Windows Update, os utilizadores que queiram acelerar o processo de atualização, podem recorrer a duas ferramentas: Ao Update Assistant disponível a partir do site do Windows 10 e que permite fazer a atualização “in-place” do Creators Update, e ao MCT (Media Creation Tool) disponível também no mesmo site.

Update Assistant
Windows 10 Update Assistant

O MCT já está atualizado com a nova versão e para além do “in-place” update, permite preparar uma Pen USB com os bits de instalação das versões 32 e 64 bits e que podemos usar posteriormente para efetuar uma instalação limpa.

MCT
Media Creation Tool

Se quiser saber mais sobre a utilização destas ferramentas, consulte os seguintes tutoriais:

Novidades da versão

Paint 3D/Windows Mixed Reality

Durante o evento de apresentação do Creators Update em outubro passado, a Microsoft deu ênfase à criatividade e ao potencial de todos os utilizadores enquanto criadores, em particular nas áreas 3D e Realidade Mista. Destas novidades, dá-se destaque ao Paint 3D, uma nova App Universal que permite criar, editar e imprimir objetos 3D, e também editar imagens nos mais variados formatos. Esta aplicação possui uma interface que se adapta também aos dispositivos com ecrã táctil, e integração com aplicações do Office como por exemplo, o PowerPoint.

Paint 3D
Paint 3D

Em complemento ao Paint 3D, a Microsoft criou a comunidade Remix3D onde os utilizadores podem obter recursos para incorporação nos seus projetos, partilhar as suas criações e ver o que outros ao redor do mundo estão a desenvolver.

Na vertente “VR”, a Microsoft criou o Windows Mixed Reality, um portal que disponibiliza um conjunto de apps e ferramentas que permitem a equipamentos como o HoloLens interagir com este tipo de ambientes. Por agora, não existe no mercado muito hardware compatível com esta funcionalidade, contudo, até ao final do ano é expectável que cheguem novos equipamentos VR vindo de fabricantes como a HP, Lenovo, ASUS, Dell e Acer.

Windows Mixed Reality
Windows Mixed Reality Portal

Microsoft Edge

O compromisso da Microsoft em relação ao Edge tem sido notório, tendo em conta o numero de funcionalidades implementadas tanto no Anniversary Update como no Creators Update. Com esta atualização, o numero de extensões disponíveis na loja aumentou para 23, o que se traduz em 10 novas extensões nos últimos 8 meses. Extensões como o Ghostery, o Roboform, o OneLogin ou o Ad Guard, são algumas das novidades.

Outra novidade importante nesta versão, é a nova Lista de Leitura que torna mais simples a leitura de e-books (também com suporte para audio) diretamente no browser, e a nova categoria Books no Hub do Edge que possui ligação direta à Store onde podemos adquirir livros neste formato.

Books
Edge Hub: Books

A forma como usamos os separadores foi igualmente melhorada nesta versão. Com um simples clique podemos pré-visualizar o conteúdo de todos os separadores abertos sem sair da página onde nos encontramos, e a opção “Set aside tabs” permite-nos reservar num só local os separadores que queremos consultar mais tarde e fazer a sua reposição individualmente ou em grupos.

Set aside tabs
Microsoft Edge: Set aside tabs

Para além destas novidades, o Edge melhora os consumos de bateria, inclui suporte ao streaming de vídeo em 4K, faz o bloqueio automático do Flash e disponibiliza a opção click-to-run para fazer a sua ativação quando requerida, disponibiliza uma nova Jump List quando afixado na barra de tarefas ou no Menu Iniciar, possui uma nova API de pagamentos com recurso à Microsoft Wallet, simplifica a importação de favoritos, histórico e demais dados de outro browser quando começamos a usar o Edge pela primeira vez, entre outras.

Cortana

A partir desta versão, a Cortana passa a sugerir lembretes com base nos compromissos que temos definidos no Outlook, desde que a mesma tenha permissões para o fazer. As opções dos lembretes foram igualmente melhoradas e permitem agora definir a periodicidade com que ocorrem. Nesta atualização foram também incluídos novos comandos de voz para ativar ações como aumentar/diminuir o volume, reiniciar ou desligar o PC, etc.

A Cortana passa a estar também integrada no renovado OOBE (Out of Box Experience). Durante o setup do Creators Update, podemos ativar a Cortana através da voz para que esta nos guie durante todo o processo. Esta adição foi pensada especialmente para melhorar a acessibilidade de pessoas com deficiência. Infelizmente, a utilização destas e outras funcionalidades continua limitada por falta de suporte à língua Portuguesa (Portugal).

OOBE
Out of Box Experience: Cortana

Privacidade

Durante os 8 meses de desenvolvimento do Creators Update, a Microsoft fez algumas alterações significativas no que diz respeito à privacidade. Deste trabalho resultou uma maior transparência no que se refere aos dados recolhidos e a forma como são tratados, foram adicionadas novas categorias e simplificadas algumas opções. Foi igualmente criado um novo portal que ajuda a melhorar a experiência de utilização de algumas destas.

Privacy Portal
Portal Privacidade

Os utilizadores que fizerem uma instalação limpa do Creators Update ou que façam o setup de um novo PC com esta versão pré-instalada, podem logo a partir do OOBE (Out of Box Experience) configurar opções de privacidade associadas à Localização, Diagnóstico, Sugestões de Apps, etc., e também saber de forma detalhada o funcionamento de cada uma delas.

OOBE - Privacy Settings
Out of Box Experience: Privacidade

No caso da atualização via Windows Update, antes da mesma ser iniciada é apresentado aos utilizadores uma página onde estas definições deverão ser logo revistas.

Privacy Settings
Definições Privacidade no Creators Update

Acedendo a “Definições” > “Privacidade”, os utilizadores podem gerir estas opções ou obter informações concretas, utilizando para isso os links que apontam para o novo portal ou para o site da privacidade da Microsoft.

Windows 10 Privacy options
Definições Privacidade: Links

Centro de segurança do Windows Defender

O trabalho em torno da segurança do Windows 10 é algo contínuo e no Creators Update a Microsoft introduziu alguns recursos interessantes. O Windows Defender deixou de existir per se e deu lugar ao Centro de segurança do Windows Defender, uma App Universal que para além da solução antivírus, integra também os serviços de Rede, Firewall, Performance e Saúde do dispositivo, Segurança do Browser e Segurança Familiar.

Windows Defener Security Center
Centro de segurança do Windows Defender

Todas estas opções estão perfeitamente integradas na nova interface à exceção da Segurança Familiar que ainda aponta para a versão Web. Tendo em conta que esta opção já esteve integrada no Windows 7 e Windows 8.x e que muitos utilizadores continuam a pedir a sua reintegração, resta saber se a próxima grande atualização do Windows 10 já irá contemplar mais esta opção.

Publicado na edição 56 (PDF) da Revista PROGRAMAR.