Windows 10: Gestão de redes Wireless através da Linha de Comandos

Introdução

No Windows 10, os utilizadores podem fazer a gestão e configuração das redes Wireless a partir de dois locais distintos: Painel de Controlo e App Definições. Aqui podemos fazer configurações básicas, como alterar definições da placa, ativar endereços aleatório de hardware, esquecer redes Wireless às quais já não fazemos ligação, etc.

Windows 10: App Definições - Wi-FiContudo, existem inúmeras tarefas que estas aplicações não permitem executar, como por exemplo obter informações detalhadas sobre a placa de rede e respetivos drivers, informações sobre os diversos perfis de redes armazenados no PC e respetivas passwords, gerar relatórios que permitem despistar problemas de conectividade, entre outros.

Para os casos referidos anteriormente, normalmente recorremos a um utilitário da Linha de Comandos disponível desde o Windows 2000 e que se chama Netsh. O Netsh é utilizado para gerir redes com e sem fios e a através de um conjunto de parâmetros, podemos configurar, obter informações e resolver problemas de conectividade em praticamente todos os tipos de adaptadores.

Vejamos então em detalhe, quais os comandos Netsh WLAN disponíveis e que nos permitem executar algumas das tarefas referidas anteriormente.

Aceder à Linha de Comandos no Windows 10

Antes de começar a analisar cada um dos comandos, é necessário abrir uma janela da Linha de Comandos com privilégios de administrador.

Uma das formas mais rápidas de o fazer no Windows 10, é através da combinação de teclas WIN + X abrir o Menu Power User e em seguida, selecionar a opção Linha de Comandos (admin).Windows 10: Linha de Comandos (admin)

Informações sobre os drivers dos adaptadores

Para obter informações pormenorizadas sobres os drivers da placa de rede Wireless, vamos escrever o seguinte comando: Netsh WLAN show drivers

Este comando mostra as principais informações sobre os drivers instalados no PC, e que normalmente incluem o nome do driver e fabricante, data e versão, tipo e rádios suportados, entre outras.Netsh WLAN show drivers

Informações sobre as capacidades do adaptador Wireless

Para além das informações gerais sobre os drivers, é possível obter informações sobre outras capacidades suportadas pela placa de rede.

Para isso utilizamos o comando: Netsh WLAN show wirelesscapabilitiesNetsh WLAN show wirelesscapabilities

Informações sobre as definições do adaptador

Para obtermos informações especificas de todas as placas de rede instaladas no PC, como por exemplo Nome, Tipo de Rede, Tipo de Radio, SSID, Autenticação, etc., utilizamos o seguinte comando: Netsh WLAN show interfacesNetsh WLAN show interfacesPara obter informações sobre apenas uma das placas de rede instaladas, podemos usar o seguinte comando: Netsh WLAN show interface name="nome do interface"Netsh WLAN show interface name nome do interface

Informações sobre os perfis de redes wireless armazenadas no PC

Quando nos ligamos a determinado Access Point Wireless, o Windows 10 cria automaticamente um novo perfil de rede wireless que guarda localmente no PC.

Para visualizar os perfis que estão associados a determinada placa de rede e quais os utilizadores com permissões para fazer ligações através destes, utilizamos o comando: Netsh WLAN show profilesNetsh WLAN show profilesTal como acontece com os interfaces, podemos obter estas informações para apenas uma placa de rede. Para isso, utilizamos o comando Netsh WLAN show profiles interface="nome do interface"Netsh WLAN show profiles interface nome do interface

Visualizar as passwords dos perfis das redes wireless

No Windows 10, acedendo às propriedades da placa de rede no Painel de Controlo, conseguimos visualizar a password da rede wireless à qual estamos ligados, contudo, existindo mais do que um perfil guardado, não conseguimos visualizar as passwords definidas nos restantes perfis.

Para visualizar as passwords de todos os perfis guardados no PC, utilizamos o comando: Netsh WLAN show profile name="nome do perfil" key=clear

O parâmetro key=clear, vai mostrar a password associada ao perfil em questão no formato de texto.Netsh WLAN show profile name nome do perfil key clear