Windows 10 Mobile: Requisitos e instalação da Insider Preview

Introdução

Em fevereiro passado e na sequência dos anúncios anteriores, a Microsoft disponibilizou a primeira Preview do Windows 10 Mobile através do Windows Insider Program.

A primeira Build ainda que numa fase muito inicial de desenvolvimento, permitiu aos Windows Insiders ter uma perspetiva do comportamento do Windows 10 nestes Devices, algumas das novas funcionalidades e a nova interface. A lista inicial de dispositivos elegíveis para a instalação era limitada, contudo, em março a Microsoft alargou consideravelmente o numero de Devices que suportam o Windows 10 para cerca de 30.

Windows 10 Mobile

Na última Build disponibilizada – a 10052, para além de alguns bugs mais críticos estarem corrigidos, é possível também ver novas funcionalidades e um conjunto de novas Apps que se enquadram no novo modelo de Universal App.

Se está atualmente a testar o Windows 10 para PC, possui um Lumia e quer experimentar a Technical Preview do  Windows 10 Mobile, veja quais os requisitos e procedimentos a adotar para a instalação desta Build.

Requisitos

Como em qualquer Sistema Operativo, existem um conjunto de requisitos mínimos que devem ser cumpridos para que a instalação seja possível. Estando o Windows 10 Mobile ainda em desenvolvimento, os utilizadores que queiram testar as Builds disponibilizadas terão que estar conscientes que apesar de estáveis, as mesmas poderão apresentar bugs que podem comprometer o bom funcionamento de determinadas funcionalidades do equipamento em questão. Tal como acontece com o Windows 10 versão PC, os utilizadores devem ponderar a instalação da Preview no seu Smartphone, caso este seja o seu único dispositivo para uso diário.

Advertências feitas, os principais requisitos são:

  • Possuir um Smartphone Lumia com Windows Phone 8.1 e com 1GB de espaço livre ou superior.
  • Possuir uma Microsoft Account.
  • Fazer o registo no Windows Insider Program.
  • Fazer a instalação da App Windows Insider.

Para saber se o seu Smartphone Lumia é elegível, consulte a seguinte lista de equipamentos:

Windows 10: dispositivos suportados

Instalação do Windows 10 Mobile

Uma vez cumpridos os requisitos e antes de iniciar o processo de instalação propriamente dito, é recomendável fazer um backup do nosso Device para o OneDrive, caso seja necessário mais tarde repor o mesmo para o Windows Phone 8.1.

Para criar um backup manualmente, deverá aceder a “Settings – Backup – Backup Now“, do seu Windows Phone 8.1.

Com o passo anterior concluído, vamos aceder ao site do Windows Insider Program (www.insider.windows.com) e fazer o registo no programa com a nossa Microsoft Account.

Nota: A Microsoft Account utilizada no registo do Windows Insider Program deverá ser a mesma que temos configurada no nosso Lumia.

Uma vez registados e depois de ler os avisos, vamos escolher a opção “Phone” e em seguida, clicar no link “Get the Preview”.

Windows Insider: obter

No passo seguinte vamos clicar no link “Download the Windows Insider App”. Já na Windows Phone Store, vamos clicar em “instalar” para iniciar o processo de instalação da aplicação.

Windows Insider: instalarEm alternativa e caso já estejamos registados no Windows Insider Program, podemos fazer o download da App Windows Insider através da Store do Windows Phone 8.1.

Após a instalação da App Windows Insider, vamos executar a mesma e fazer a autenticação com a Microsoft Account que usamos no registo do WIP. No ecrã seguinte vamos selecionar a opção “Get Preview builds”.

Windows Insider: setup

No passo seguinte vamos indicar a frequência com que queremos receber novas Builds. Tal como acontece com o Windows 10 para PC, podemos definir o Insider Slow ou  Insider Fast, sendo que  o primeiro disponibiliza novas Builds mais lentamente mas com uma maior estabilidade e a segunda mais rapidamente mas com uma maior probabilidade de trazer bugs já identificados mas não corrigidos.

Após selecionarmos um dos Rings – Insider Slow ou Insider Fast, vamos então confirmar esta opção no ecrã seguinte.

Nota: Depois da instalação, podemos voltar a executar a App Windows Insider e redefinir o tipo de Ring a utilizar para obter novas atualizações.

Windows 10: termos

Após a aceitação dos termos, será necessário reiniciar o dispositivo antes de iniciar o processo de instalação do Windows 10 Mobile.

Uma vez reiniciado, vamos verificar a existência de novas atualizações. Para isso vamos a Settings – System – Phone Update – Check for Updates.

Alguns minutos após o início deste processo, o dispositivo encontra novas atualizações e começa a fazer o download das mesmas.

Após  o download, clicamos em install para iniciar a instalação do Windows 10 Mobile. A instalação vai demorar alguns minutos e durante a mesma, o dispositivo vai reiniciar algumas vezes até o processo de instalação concluir. Nesta fase, “sit back and relax”!

Windows 10: instalação

Nota: Em alguns casos, tem-se verificado que antes da atualização referente à Build 10052, é fornecido também a atualização GDR 2 (Windows Phone 8.1 update 2). Neste caso, será necessário instalar primeiro esta atualização e em seguida de forma manual, procurar novamente por novas atualizações para então instalar o Windows 10 Mobile.

Terminada a instalação, é altura de fazer as configurações habituais como se fosse o primeiro setup ao equipamento.

Após concluídas as nossas configurações, chega então a altura de começar a explorar o Windows 10 Mobile. Aqui ficam algumas imagens:

Start Windows 10

Start Windows 10
Centro de Ações & Definições

Centro de Ações & Definições
Edge & Universal Apps (Outlook Mail, Calendar)

Edge & Universal Apps (Outlook Mail, Calendar)

Feedback

A Microsoft incluiu na Technical Preview do  Windows 10 Mobile, a App Windows Feedback que permite aos Windows Insider reportar erros, submeter sugestões e votar nas sugestões de outros utilizadores. O acesso à App pode ser feito através do Start ou através das teclas Volume - + Power.

Para além da App, os Windows Insider podem colocar as suas questões no Microsoft Community e submeter sugestões no Windows Phone User Voice.

Rollback para Windows Phone 8.1

Os utilizadores que não queiram continuar a testar o Windows 10 Mobile ou porque a instabilidade de alguma Build não permite uma utilização normal do dispositivo, poderão fazer o rollback para o Windows Phone 8.1, através da ferramenta Windows Phone Recovery Tool. Esta ferramenta vai limpar o dispositivo e instalar a última versão disponível do Windows Phone 8.1. Para saber como utilizar o Windows Phone Recovery Tool, visite o site Microsoft Devices.

Windows Phone Recovery Tool

Após a reinstalação do Windows Phone 8.1, poderão repor um backup criado anteriormente ou fazer novas configurações.

Conclusão

Em conclusão, através do Windows 10 Mobile conseguimos identificar as semelhanças com a versão PC e como a Microsoft está a trabalhar no sentido de unificar tanto o Windows, como as plataformas de desenvolvimento. Como é de esperar num Sistema Operativo em desenvolvimento, apesar de alguma estabilidade, por vezes somos confrontados com alguns bugs que impossibilitam o normal funcionamento do dispositivo.

Apesar dos constrangimentos que as Insider Preview podem trazer, se tem um equipamento extra e cumpre os requisitos indicados no inicio deste artigo, não deixe de experimentar o Windows 10 Mobile. Bons testes.