Windows ML (ML.NET C#)

Agora que a época das férias está praticamente terminada, trazemos para os leitores mais distraídos, um tema que aqui na Programar achámos que não deveria passar em branco… No passado mês de Maio, foi lançada pela Fundação .NET a biblioteca ML.NET.

Vamos por partes… ML significa Machine Learning… ou seja a aprendizagem da máquina, o que nos leva para a área da inteligência artificial, que nos dias de hoje está cada vez mais ativa.

Escrita em C# e C++, a mesma pode ser usada de forma livre para as linguagens de programação C# e F#, e é uma biblioteca totalmente virada para a inteligência artificial, isto é, para a aprendizagem da máquina. A versão de pré-lançamento incluiu transformações no âmbito da engenharia de recursos, assim como classificação binária e classificação de várias classes e regressões. Em versões futuras espera-se que a deteção de anomalias esteja também presente.

De uma forma simples, o Windows ML permite-nos usar modelos de aprendizagem nas nossas aplicações do dia a dia. O mecanismo de inferência ML consegue avaliar esses modelos que foram treinados localmente, assim como consegue eliminar, por exemplo, a preocupação que possamos ter com a conectividade, largura de banda e até mesmo acerca da privacidade dos dados. Para tal realiza todo o processamento localmente, recorrendo à tecnologia DirectML, para todo o processamento que normalmente seria feito na Cloud, ou com recurso a hardware bastante dispendioso!

[...]

Leia o artigo completo na edição 60 da Revista PROGRAMAR