- Título
- Windows Server 2012 - Curso Completo
- Autor(es)
- António Rosa
- Editora
- FCA – Editora de Informática, Lda.
- Páginas
- 688
- ISBN
- 978-972-722-753-2
Embora esteja ligado à programação, nunca aprofundei muito o tema dos servidores. Estava esperançoso quanto a este livro que superou bastante as minhas expectativas.
Como é habitual, quando temos um livro, começamos por analisar a sua capa e contracapa e logo comecei a tomar interesse pelo mesmo. Por fora, aparenta ser um pouco “maçudo” para quem não está habituado a ler, mas essa ideologia acaba por desvanecer.
Começamos a “folhear” e deparamo-nos com um extenso índice de 14 páginas que só nos faz pensar “afinal é mesmo um curso completo”. E é mesmo!
O leitor pode ficar um pouco receptivo por não ter bases de servidores, nunca ter operado com um Windows Server, mas não é verdade. Este livro destina-se a vários níveis académicos e de curiosos, pois mesmo “não percebendo da arte”, é tudo explicado de forma bastante clara e directa, com a ajuda de ilustrações para nos “localizarmos” caso estejamos a fazer a instalação ou configuração do servidor propriamente dito, lado a lado com a leitura do livro.
É uma leitura bastante cativante e útil desde para quem quer fazer uma certificação, administradores de redes Windows Server 2012, estudantes dos mais diversos níveis de ensino, cursos de formação e meros interessados em instalar e gerir uma rede destas.
Outro ponto forte do autor António Rosa, e há que dar mérito por isso, é a capacidade escrita que cativa o leitor, principalmente “nas piadas para quebrar o gelo” que nos fazem rir a olhar para um livro que não tem nada a ver com comédia, e continuar a leitura com mais ânimo.
É um livro dividido por temas, cada um com o seu peso no produto final, cada tema com descrições sucintas de todo o seu conteúdo, utilizando os termos Ingleses juntamente com o termo em Português, bastante ilustrado em todos os passos importantes.
Após 651 páginas de leitura, contemplamo-nos com o glossário de termos em Inglês, Português e Português do Brasil, aumentando assim o seu público alvo, seguido dum índice remissivo.
No geral, e como nota final, é um livro que aconselho a todas as pessoas que queiram ou precisam de saber mais sobre este grande Windows Server 2012, pois está muito bem construído, nota-se que o planeamento foi cuidadoso, uma linguagem bastante simples mas precisa e focalizada, que refletiu um resultado geral fantástico!
Boas leituras!