Era uma vez, um grupo de programadores que pensaram que deveria haver uma forma melhor de construir aplicações mobile. Assim foi criada a Xamarin: construir aplicações utilizando uma linguagem moderna e evolutiva em C#, partilha de grandes quantidades de código, construir aplicações nativas e criar a melhore experiência do utilizador. Devido ao facto de ser possível reutilizar as capacidades .NET já existentes, a Xamarin torna rápido, fácil e divertido desenvolver aplicações móveis para iOS, Android e Windows.
O desenvolvimento mobile é o mercado com o mais acentuado ritmo de crescimento dos últimos anos. O número de dispositivos móveis em utilização ultrapassa o número de habitantes do nosso planeta. A cada hora surgem novas aplicações móveis para os mais diversos efeitos, desde coisas simples como um bloco de notas a ouras mais complexas que implementam tarefas científicas e analises complexas de negócio. Além disso existe a crescente indústria do entretenimento, onde surgem frequentemente novos jogos mobile. Proporcionando experiências cada vez mais imersivas, cativantes e inovadoras, utilizam desde realidade aumentada até georreferenciação, reconhecimento de imagem entre outras tecnologias, proporcionando ao jogador uma mistura da realidade com a realidade aumentada do jogo. Esta indústria representa uma fatia de mercado gigantesca em termos de valor financeiro, estando acessível a todos os programadores. Um simples jogo indie de plataformas pode transformar-se no próximo grande êxito dos videojogos.
A Xamarin não apenas permite criar aplicações móveis mas também auxilia a criação de jogos mobile. Frameworks como MonoGame, CocoSharp, WaveEngine, UrhoSharp, e Xenko todas suportam Xamarin, tornam muito fácil criar jogos em C#.
Recentemente as ferramentas Xamarin foram disponibilizadas no programa DreamSpark da Microsoft, colocando os programadores a apenas alguns clicks de distância de construir a próxima grande aplicação ou jogo. Ao ser completamente grátis para estudantes, a Xamarin torna possível começar a construir aplicações nativas iOS e Android no imediato e gratuitamente.
Paralelamente a esta iniciativa a Xamarin continua com o programa Xamarin Student Partner, ao qual os estudantes se podem candidatar através do formulário disponível na web, ajudando assim a espalhar o desenvolvimento mobile nativo pelos Campus em todo o mundo, bem como a manterem-se prontos a trabalhar com o desenvolvimento de aplicações mobile em C# com eventos e workshops interativos. Ao serem parte deste programa, os Student Partners ajudam as universidades a manterem-se atualizadas com as tendências mobile atuais no desenvolvimento de software. Tornar-se um student partner traz muitos benefícios, incluindo acesso a treinamento de desenvolvimento mobile interativo, ao vivo, coma Xamarin University, testes mobile com a Xamarin Test Cloud e muitos e bons recursos para ajudar na organização de Workshops.
Os Xamarin Student Partners têm tudo o que precisam para começar a realizar eventos no imediato, incluindo materiais para apresentações e workshops.
Para educadores que queiram trazer o desenvolvimento mobile para as suas escolas ou universidades, podem também fazê-lo com o programa para educadores Xamarin, que auxilia os educadores a lecionarem cursos relacionados com o desenvolvimento mobile. O programa para educadores oferece as mesmas ferramentas de desenvolvimento disponíveis para os estudantes, bem como materiais de ensino e horas de Xamarin Test Cloud, simplesmente alcançáveis através do e-mail education@xamarin.com. Os educadores que forem qualificados recebem tudo o que precisam para começar a ensinar desenvolvimento mobile em C# com Xamarin e Visual Studio, incluindo subscrições e acesso a materiais de ensino.
Uma das grandes vantagens para os educadores recai no facto de que, ao não terem que ensinar um novo paradigma de programação, podem usar o paradigma já ensinado de programação orientada a objetos, de forma a proporcionar aos estudantes uma nova e imersiva experiência no desenvolvimento cross-platform para plataformas mobile. Ao utilizarem a linguagem de programação C# e uma ferramenta que está em expansão, dotam os futuros profissionais das tecnologias de informação de um conjunto de capacidades e valioso conhecimento, para emprego futuro, cativando o seu interesse e mantendo alta motivação de aprendizagem. A necessidade de programadores mobile continua a crescer. Em 2013 existiam 2.3 milhões de programadores mobile, sendo o seu salário médio de 71.432 USD, podendo por vezes chegar aos 110.000 USD (Economic Journal).
Em conclusão, o futuro da tecnologia passa inevitavelmente pelo desenvolvimento mobile, observando as metodologias de Mobile First. Nos dias de hoje podemos considerar os conhecimentos de desenvolvimento mobile o equivalente a saber os comandos de uma shell para se programar um computador. A avidez da indústria por aplicações móveis multi-plataforma e por profissionais competentes nestas matérias e com este tipo de skillset, cresce de dia para dia.
Xamarin é mais que uma ferramenta. É todo um conjunto de ferramentas e serviços que permitem o desenvolvimento de aplicações cross-platform, mantendo o look and feel nativo de cada plataforma com uma base de código comum. Ao aprenderem Xamarin, os estudantes estão não só a acrescentar uma mais valia a o seu skillset, mas também obtendo capacidades e conhecimentos extremamente valorizados no mercado de trabalho, ganhando portfolio que poderão apresentar de futuro.
Os educadores, ao utilizarem Xamarin e ensinarem Xamarin aos seus educandos, estão a possibilitar uma aprendizagem de um conjunto extremamente útil de capacidades e conhecimentos, proporcionando-lhes uma mais enriquecedora e completa educação. Desta forma preparam melhor os estudantes para a sua vida futura enquanto profissionais de tecnologias de informação, seguindo assim a premissa base das funções de um educador: formar as pessoas para um mundo melhor.
Citando um dos famosos cientistas da História da humanidade, A melhor maneira de aprender é ensinar
– Openheimer.