Perguntas Frequentes (Autores)

  1. Como posso contactar o staff da Revista Programar?
    Para questões relacionadas com a submissão e revisão de artigos para revista Programar deve-se usar o email revistaprogramar@portugal-a-programar.org.
  2. Que tópicos posso escrever para a revista?
    A revista aceita todos os artigos que estejam relacionados com programação e não tem foco nem Java, tecnologias Microsoft ou outra área em especifico. O principal foco é partilhar conteúdo na área de programação. 
  3. Que tenho que fazer para publicar o meu artigo na revista?
    Antes de mais tens que te sentir motivado para o fazer, para que assim o consigas concretizar! Depois disso passamos à fase de revisão pela equipa do Staff ou por aqueles que queriam ajudar a faze-lo. Para cada edição é selecionado um conjunto de artigos, atualmente não tem ficado artigos prontos por publicar. Portanto, começa por escrever em Word e assim que tiver pronto avisa o Staff. 
  4. Onde submetemos o artigo?
    O artigo deve ser publicado na nossa plataforma, em revista-programar.info/wp-admin. Assim que tiveres o teu primeiro artigo pronto avisa o staff para teres acesso. 
  5. Existem “guidelines” para escrever os artigos?
    Não existem regras rígidas per si, no entanto existem algumas considerações que cada autor deve ter em conta:

    • A correcção linguística é uma prioridade. Como tal, os artigos devem ser escritos de forma bem perceptível, evitando erros ortográficos e expressões confusas ou ambíguas. Em relação aos erros ortográficos, todos os artigos devem ser passados por um corrector ortográfico, como o disponível no OpenOffice, Firefox, FLiP ou FLiP Online (disponível gratuitamente em http://www.flip.pt/FLiPOnline/tabid/294/Default.aspx ).
    • Ao longo do artigo, o autor deve tentar aproximar-se do leitor, dirigindo-se ao público através de expressões como “o(s) leitor(es)”. 
    • A nível de código, este deve ser correctamente indentado, com nomes de variáveis, funções e qualquer outro tipo de entidades bem claros e identificáveis, no contexto. As linhas não devem ser numeradas e os comentários devem ser utilizados apenas para alertar em relação a determinados pormenores, e NÃO devem explicar o código por completo – a explicação do código deve ser parte do texto do próprio artigo. Deve-se ainda tentar evitar linhas de código demasiado longas (cada linha de código na revista é de aproximadamente 40 caracteres com espaço de indentação incluído, pelo que se devem regular por esse número de modo a que cada linha do código original fique o menos “quebrada” possível), bem como excertos de código também demasiado longos.
    • As imagens devem ser de boa qualidade e legibilidade, e de preferência formato JPEG ou TIFF e com uma qualidade igual ou superior a 300 DPI sempre que possível, quando são fornecidas separadamente.
    • A bibliografia deve ser apresentada de forma clara.
    • Quanto ao conteúdo, os artigos devem ser objectivos, claros e relevantes. Devem ainda procurar transmitir algo de novo, evitando mera informação de referência que possa ser encontrada facilmente na documentação de determinada linguagem/tecnologia. O conteúdo dos artigos deverá ser original em língua portuguesa, podendo após publicação da Revista PROGRAMAR.
    • Os artigos devem ter como base a seguinte estrutura:
      • Âmbito: 2 a 3 linhas em Word
      • Introdução
      • Descrição
      • Conclusão: geralmente 5 linhas em Word é o suficiente.
  6. Existe algum número de palavras ou número mínimo/máximo de páginas para cada artigo?
    De uma forma geral não existe esta regra, pois depende do tópico do artigo. Se estivermos a falar de uma análise de um livro geralmente o artigo é apenas uma página; o mesmo pode acontecer sobre o relato de um evento importante. Artigos técnicos já podem ter várias páginas, em algumas fontes técnicas é usado o número de palavras que para um blog post pode andar à volta das 1,5k palavras e para um artigo em revista pode andar à volta das 4k palavras.