Xamarin: Sem custos para estudantes

Introdução

A Xamarin é uma empresa americana, mais especificamente de São Francisco, que foi criada em 2011, por engenheiros que trabalharam nos projetos  MonoMonoTouch e Mono for Android. Esta empresa tem foco no desenvolvimento de software que irá permitir que os programadores de aplicações móveis criem aplicações usando C# ou F#, que corram em dipositivos Android e IOS, como se de aplicações nativas se tratasse.

Do leque de produtos da Xamarin, destacamos a Plataforma Xamarin (representa um conjunto de ferramentas e produtos para desenvolvimentos de aplicações móveis, onde o Xamarin.Android, o Xamarin.IOS, o Xamarin Studio e o Xamarin para Visual Studio se incluem), o Xamarin Test Cloud (serviço que permite testar aplicações em diversos dispositivos físicos), o Xamarin Insights (serviço que permite acompanhar em tempo real o funcionamento das aplicações, fornecendo relatórios de erros, eventos e ajuda a compreender como os utilizadores usam a aplicação, baseado nos eventos ocorridos na aplicação).

Visão geral sobre o desenvolvimento

As ferramentas da Xamarin, mais especificamente o IDE Xamarin Studio e o Xamarin para Visual Studio, vão permitir que os programadores façam um desenvolvimento cross-platform de aplicações para os dispositivos Android e IOS, permitindo assim a partilha de código comum e um desenvolvimento mais rápido das aplicações. Isto só irá ser possível através do Xamarin.Android e Xamarin.IOS que representa o conjunto de ferramentas e SDK necessário para desenvolver aplicações Android e IOS, respetivamente.

Xamarin IDE

Muitos dos programadores poderão não estar familiarizados com o conceito cross-platform, que de uma forma geral, consiste em partilhar um conjunto de funcionalidades comum às várias plataformas (a partilha da camada de acesso a webservices é um bom exemplo, pois será igual para qualquer plataforma), fazendo com que todo o processo de desenvolvimento e manutenção seja mais reduzido. É claro que iremos ter funcionalidades específicas de cada plataforma (exemplo disso é a interface com o utilizador). Através do “Abstraction Pattern” é possível criar classes que representem funcionalidades comuns e em que a sua implementação será específica de cada plataforma. Para os mais interessados, que queiram ver um exemplo em concreto, consultem o projeto Open Source XFLabs, mais especificamente o serviço para tirar fotografias, a Camera.

No primeiro semestre de 2014, foi lançado o Xamarin Forms que é uma biblioteca que define uma abstração da interface com o utilizador, permitindo que o código partilhado entre as diferentes plataformas seja ainda maior, não esquecendo que poderá haver sempre aspetos específicos da plataforma (o uso de “Renders” poderá minimizar esses aspetos específicos).

xamarin forms

Várias camadas de reutilização de código e especificidade de cada plataforma, usando Xamarin Forms.

Nota: Para o desenvolvimento de aplicações Windows teremos que usar as ferramentas e SDKs fornecidos pela Microsoft, sendo isso externo aos produtos Xamarin. E todas as aplicações criadas podem ser submetidas na loja da Apple, na PlayStore, Windows Phone Store, entre outras.

Para os interessados em consultar os preços dos vários produtos, devem consultar a loja da Xamarin em store.xamarin.com.

Plataforma Xamarin para estudantes

studentsNo passado mês de Novembro, a Xamarin anunciou que a Plataforma Xamarin passaria a ser gratuita para estudantes, o que significa que os estudantes passam a ter acesso gratuito às licenças INDIE do Xamarin.Android e Xamarin.IOS, antes deste anuncio o preço era de $99 anuais.

Os interessados nesta oferta devem preencher o formulário na seguinte referência xamarin.com/student e aguardar que seja solicitada a verificação do estatuto de estudante. Em caso de dúvidas devem usar o email students@xamarin.com.

Os professores poderão entrar em contacto com a Xamarin, para terem acesso às ferramentas e material didáctico, usando o email education@xamarin.com.

Programa Xamarin Student Ambassador

A Xamarin não ficou por aqui em relação aos anúncios para estudantes, e lançou o programa Xamarin Student Ambassador, programa este destinado para potenciais estudantes que gostem de criar aplicações, ensinar os outros, estar sempre na vanguarda da tecnologia e fazer apresentações. E claro, oferecendo em troca um conjunto de benefícios bastante interessantes

 xamarin benefits

Os interessados devem preencher o formulário Xamarin Student Ambassador Application. E em caso de dúvida devem usar  o email education@xamarin.com.                              

A Comunidade XamarinPT

Publicado na edição 47 (PDF) da Revista PROGRAMAR.